O Pré-Natal é um momento de cuidado intenso da saúde da mulher visando prevenir doenças e promover um estilo de vida saudável.

O cuidado pré-natal se inicia, idealmente, antes da gravidez, com consultas de rotina para a identificação e controle doenças já existentes na mulher, início de suplementação vitamínica e atualização vacinal. O objetivo desse acompanhamento pré-concepcional é que se tenha uma gestação saudável desde o seu início.

No pré-natal, o cuidado com a saúde da mulher é global. A paciente é acompanhada em consultas periódicas e realiza exames e ultrassonografias específicos de cada fase da gravidez. O aconselhamento nutricional e sobre realização de atividade física também fazem parte da rotina das consultas, bem como a preparação para o momento do parto e amamentação.

Em uma atualização recente das recomendações de cuidados pré-natais, a Organização Mundial de Saúde aumentou o número mínimo de consultas necessárias para um bom acompanhamento da gestação para oito, sendo a primeira antes de 12 semanas. Dentre as novas diretrizes, além das recomendações de atividade física, alimentação, suplementação vitamínica e de vacinação, também é aconselhado que a gestante faça suas próprias anotações durante a  gravidez e interaja com o seu médico. Isso melhora a continuidade e qualidade das consultas.

O objetivo final da assistência pré-natal é manter a saúde da mãe e do bebê e permitir que esse seja um período de aprendizado e preparação não só para o momento do parto, mas para nova fase da vida da mulher que chega com a maternidade.

Fonte: Recomendações da OMS sobre cuidados pré-natais para uma experiência positiva na gravidez.

 

 

Share This