Climatério é conhecido como a fase de transição entre o período fértil da mulher para a menopausa. O Climatério levar aos mais variados sintomas todos ocasionados pela diminuição dos hormônios produzidos pelos ovários. A seguir estão algumas sugestões para enfrentar esta fase com mais leveza e tranquilidade:

  1. Comece a praticar atividades físicas para prevenir o ganho de peso típico da menopausa (3 a 5 kg). Flutuações hormonais podem contribuir para esse aumento.
  2. Inicie um programa de fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico, como exercícios de Kegel (prevenção de incontinência urinária) e da musculatura abdômen, das coxas e nádegas para manter os ossos fortes e reduzir o risco de fraturas.
  3. Exercite seu cérebro com exercícios de memória, palavras cruzadas e outros tipos de jogos de raciocínio, pois isso pode ajudar a diminuir o risco de perda de memória durante a menopausa.
  4. Mantenha bons hábitos de sono, a fim de combater potenciais problemas de insônia causados por quedas nos níveis de hormônios produzidos pelo ovário, a falta de sono em si pode contribuir para a confusão mental, irritabilidade e baixa libido.
  5. Converse com seu médico a respeito da necessidade ou não do uso de hormônios sistêmicos para a diminuição de sintomas típicos desta fase
  6. Discuta com o médico os prós e contras do uso da terapia de reposição hormonal. Ela não é recomendada para mulheres em situação de risco para câncer de mama, trombose ou doença cardíaca grave.
  7. A secura vaginal pode desaparecer com uso de um creme tópico de estrogênio ou laser vaginal.
  8. Faça os exames anuais recomendados pelo médico, incluindo exames de imagem e laboratoriais.
  9. Evite o consumo de alimentos industrializados e mantenha uma dieta rica em verduras, cálcio (leite e derivados), proteínas e em gorduras saudáveis como a do salmão, do abacate e do azeite de oliva.
  10. Avalie com seu medico a necessidade de ingestão de cálcio, magnésio, vitamina D, outros sais minerais e vitaminas.

 

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